Login: Senha:

» Animais abandonados são um problema de política pública


Dizem que o cão é o melhor amigo do homem. Mas, o inverso é verdadeiro? Porque muita gente trata os animais como simples coisas. Os casos de maus-tratos aos animais ainda são muito evidentes a cada dia.

A Organização Mundial da Saúde estima que no Brasil existam mais de 30 milhões de animais abandonados, entre 10 milhões de gatos e 20 milhões de cães. Em cidades de grande porte, para cada cinco habitantes há um cachorro. Destes, 10% estão abandonados. No interior, em cidades menores, a situação não é muito diferente. Em muitos casos o numero chega a 1/4 da população humana.

O Brasil não tem leis efetivas para defender os animais, principalmente de maus-tratos, o que já existe em outros países. Existem muitas pessoas que pela sensbilidade e sentimento pelos animais tentam minimizar o abandono e o sofrimento, mesmo que seja de maneira improvisada. Conseguem alimentar e dar assistência veterinária com a ajuda de voluntários. Enquanto uns fazem de tudo para ajudar, outros caminham no sentido inverso.

O poder público de modo geral carece de políticas para resolver o problema. Os vários centros de zoonoses no país reconhem a situação e têm inúmeras dificuldades em realizarem um trabalho efetivo.

O que fazer? Combater a causa do problema é fundamental. Mais importante é não deixar que o abandono e os maus tratos aconteçam. Todos os animais têm direito à vida e nós humanos com certeza somos minoria perante aos demais habitantes do mundo.

Na área urbana, o problema é mais sério, uma grande população de cães e gatos sem condições de alimentação, moradia e cuidados.A expectativa é reduzir consideravelmente o número de animais, para que não sejam abandonados.

Um programa de castração é a única estratégia capaz de reduzir esta população, e precisa ser uma política pública não só de proteção aos direitos dos animais, como de saúde pública e controle do meio ambiente.

A sociedade mobilizada em cada Município deve se articular junto ao Executivo e o Legislativo para que o governo invista no Programa de Castração.



Comentários

 

Postagem em questão: “Animais abandonados são um problema de política pública”

Mande um comentário

 

Diga-nos que esta pensamento...
Sua participação é muito importante para nós!